
Brumado é um munícipio brasileiro do estado da Bahia. Sua população, segundo dados do IBGE em 2009, é de 64.642 habitantes. Conhecido como a capital do minério, o Município de Brumado situa-se na Região Sudoeste da Bahia. É o município de melhores índices de desenvolvimento social e econômico da região. A economia do município está baseada na mineração, particularmente de magnesita e talco, e no comércio.
Histórico do comércio
Deu-se inicio entre os anos de 1785 a 1822 com a instalação de uma espécie de “Agência Bancária” onde os lucros eram obtidos através de empréstimos a juros, também com o algodão e a criação de gado, chegando a ter uma fábrica de água ardente e rapadura. Dados dão conta de que o comércio de escravos (aluguel e venda) gerou uma grande riqueza.
A emancipação política de Brumado se deu em 11 de junho de 1877. Na ocasião a Praça da Bandeira e a praça Cel. Santos eram os marcos do comércio da cidade onde se localizavam as casas comerciais com a feira inicialmente instalada em frente a Igreja Bom Jesus. Já no ano de 1944 foi construído o Mercado, na Praça Cel. Santos onde hoje funciona o Mercado de Artes.
Outro marco importante para o comércio local foi a construção da estada de ferro, com a estação ferroviária, em 1945.
Em 1959 com a urbanização da Praça Cel. Santos o comércio teve um novo impulso. Funcionando nessas duas praças além do Mercado, a Prefeitura, Hotéis e agências bancárias.
Em 1976 foi inaugurado o novo Mercado Municipal (longe do centro). A Prefeitura ganhou uma nova sede na Praça Cel. Zeca Leite, causando um grande impacto no comércio das praças Armindo Azevedo e da praça Capitão Francisco de Souza Meira.
Hoje as praças tem um comércio diversificado, com o predomínio de farmácias, lojas de confecção e sapatarias, além dos Bancos Bradesco e Brasil, sedes da CDL e SEBRAE, bares e lanchonetes.
Segundo dados da SEI/IBGE, o PIB do município para 2003 foi de R$ 306,18 milhões, sendo 5,4% para agropecuária, 52,31% para a indústria e 46,24% para serviços.
Na indústria que rende 52,31% do PIB municipal possui importantes mineradoras; Magnesita S/A, Xilolite S/A, IBAR Nosdeste S/A, e a cimenteira CIMPOR. A mineração é a maior fonte de riqueza da cidade, sendo o setor em que a maior parte da população se encontra empregada. Conta com ricas jazidas de magnesita, talco, existindo outro minerais tais como: verniculita, dolomita, cristal de rocha e granitos dos mais variados, a região essa que possui a terceira maior mina de magnesita do mundo na região da Vila Pedra Preta, além de possuir algumas cerâmicas as margens do Rio do Antônio que corta a cidade.
Comerciantes: construtores de uma história
SUPERMERCADO CARVALHO
Em 1972, foi construído em Brumado o primeiro supermercado da cidade, sob a direção de Zé Carvalho.
Empresário Zé Carvalho
Zé Carvalho foi o pioneiro no ramo de supermercado da cidade. Empresário de visão, associou a ABASE (Associação Baiana de Supermercados) da qual fez parte por muitos anos. Com o objetivo de estar atento ás novidades do mercado, participou de vários encontros de grandes supermercados do Brasil, Estados Unidos e México, deixando à pequena Brumado “antenada” com o que havia de melhor no ramo de vendas a varejo.
Ao longo dos anos a sua empresa cresceu inaugurando mais duas lojas de supermercados em Brumado, as quais não mais existem devido à crise de 1994, que afetou o setor supermercadista em todo o País.
Nem diante de muitas rasteiras do destino, seu Zé Carvalho não se deixou abater. A sua vida inteira dedicada ao trabalho digno e honesto que lhe proporcionou e proporciona momentos felizes, pois, ainda hoje, aos 84 anos de idade administra o Supermercado Carvalho com prazer e dedicação.
Supermercado Carvalho nos dias atuais
Assim, o Supermercado Carvalho sobreviveu com o tempo e continua fazendo parte dessa história.
Farmácia Carvalho – a 1ª em Brumado
Manoel Joaquim dos Santos Carvalho, Conhecido por Dr. Nezinho, formado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em Farmácia, retorna a sua cidade natal (Brumado) em 1926. E em 1927, inaugura a primeira farmácia em Brumado, Farmácia Carvalho, situada na Praça da Matriz, atualmente, Praça Capitão Francisco de Souza Meira. Na época os remédios eram manipulados porque ainda não havia indústrias farmacêuticas no Brasil. Assim os remédios eram fabricados na própria farmácia e pelo farmacêutico com receita prescrita por um profissional da medicina, na época o médico que atuava na Vila Bom Jesus dos Meiras, hoje Brumado, era Dr. Mario Meira.
Depois da introdução da indústria farmacêutica no Brasil a Farmácia Carvalho começou a forneceu os remédios industrializados.
Na década de 50, Dr. Nezinho, por ser eleito prefeito de Brumado e não dispor de tempo para a função de farmacêutico, resolveu vender a Farmácia Carvalho ao comerciante Sr. Manoel Fernandes, que deu continuidade ao seu ofício só que mudando o nome da farmácia para, Farmácia Santo Antônio, que continua até os dias atuais funcionando no mesmo local.
Brumauto
Brumauto em 1975
Foi com esse nome que a cidade de Brumado recebeu em 1975, exatamente em 19 de junho, há 36 anos, a primeira concessionária VW do sertão. Com direção do empresário Alípio Joaquim Silva, a empresa fortificou-se e deu muitos frutos se tornando referência para os negócios da VW da região.
Imaginem vocês, se as gerações de hoje, que já nasceram sobre rodas, vibram com as inovações. E há 36 anos? Quando o automóvel era produto novo e raro no mercado?
Brumauto nos dias atuais
Referências da pesquisa:
Brumado-BA. < wikipedia.org/Brumado >.
Brumado-BA. < http://giramundomc.com.br/paginas/historia_brumado.htm >.
Imagens.< www.google.com.br >